top of page
  • Foto do escritorAlessander Raker Stehling

A vida é uma pequena jornada repleta de sucessivas perdas, onde os ínfimos ganhos nunca compensam.

Viver não é fácil, já nascemos perdendo o nosso cantinho, o nosso espaço dentro do quentinho útero materno, como um mau inquilino, somos despejados, expulsos do nosso aconchego, sendo-nos imposta a realidade.


Tudo bem, vou tentar ser um pouco otimista, “você nasceu, parabéns!” Você “ganhou” uma mãe, um pai, um lar — isso se teve sorte. E também “ganhou” um mundo repleto de possibilidades… cof cof, digo, desafios diários, onde no fim a derrota é certa.


Não romantizemos a vida, não estou sendo pessimista, talvez ela te presenteie com pais maravilhosos, só para depois tirá-los de você quando menos esperar. Quem sabe ela foi generosa e concedeu-lhe boa saúde e inteligência, só para depois lhe “castigar” com uma doença debilitante ou terminal.


Aproveite os bons momentos, é o que dizem: “abrace muito, beije, diga 'Eu te amo!' todos os dias às pessoas próximas.” E no fim de tudo isso, sinta a profunda e infinita dor, ao perder todos que mais amou.


Estou sendo negativo? Me perdoe, tudo bem?! Te convido a fechar os olhos, vamos sonhar: observe o lindo mundo, os belos animais, alimentos, praias, locais paradisíacos, contemple a vista do alto da montanha, sinta o cheiro da relva molhada, olhe para cima, aprecie o universo, é tudo tão lindo; mas agora acorde, senão você irá perder o ônibus lotado em direção ao seu trabalho, onde você ficará por muitos e muitos anos — se der “sorte” — “despejando” o seu melhor, toda a sua vitalidade e saúde em troca de um pequeno punhado de papel, que chamam de dinheiro. Papel este que no fim será usado para pagar o seu plano de saúde, isso mesmo, o plano que será usado exatamente para tratar as doenças que você angariou no trabalho que se dedicou com tanto afinco.


Tá chato esse papo?! Ok, vamos voltar para as nossas ilusões: TikTok, Instagram, bebidas, jogos, amores, drogas, remédios, baladas… prazeres. Ao menos nesse “mundo paralelo” podemos escapar um pouco desta triste e dura realidade.


“A vida é uma pequena jornada repleta de sucessivas perdas, onde os ínfimos ganhos nunca compensam.”


— Alessander Raker Stehling

Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

A vida é uma pequena jornada repleta de sucessivas perdas, onde os ínfimos ganhos nunca compensam. - Alessander Raker Stehling
A vida é uma pequena jornada repleta de sucessivas perdas, onde os ínfimos ganhos nunca compensam. - Alessander Raker Stehling

3 visualizações0 comentário
Psicanalise Fácil Branca Png.png
Logo Whatsapp

Atendimento 

Seg. a Sex.

9H às 18H

Siga Psicanálise Fácil

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Psicanálise Fácil. Todos os direitos reservados.

bottom of page