Confesso que a palavra “meditação” sempre me foi bastante incômoda. Quando alguém me falava sobre isso (normalmente amigos e colegas adeptos ao New Age), vinha logo em minha mente a imagem de um monge tibetano com as pernas cruzadas, com uma roupa laranja, os cabelos raspados, e murmurando o típico mantra “aaaaaahummmmm”. Eu já pensava: “Isso não é pra mim, não desce.”
Tentei fugir desse assunto, eu simplesmente ignorava tudo relacionado à meditação - entrava por um ouvido e saia pelo outro - entretanto, os diversos livros sobre neurociência que li, a própria faculdade, e a terapia cognitivo-comportamental, abordam a importância desse exercício. Creio que alguns também tenham dúvidas sobre a importância dessa prática, e falarei um pouquinho sobre isso agora.
Resumidamente, “meditar é estar presente no presente”. Sejamos mais claros: a mente humana está constantemente repleta de “vozes”, ela fica criando cenários e analisando possibilidades sobre tudo. “O que vou fazer na janta hoje?” “O que farei esse fim de semana?” “Poxa, que besteira que fiz, e se eu tivesse agido de outra forma, como seria?” “Olha aquela nuvem, tem o formato de um elefante!”..., temos a sensação de ouvir diversas vozes, cada uma com um desejo e um discurso diferente.
O objetivo da meditação é desfrutar de uma mente não perturbada por preocupações, aberta como um céu azulado e limpo, apenas cônscia, preparada para viver o fluxo que vier no momento presente.
Essa prática nos leva com o tempo à diminuição do sofrimento dentro de nós, que nossa mente agitada nos causa, além de nos proporcionar maior prazer no momento presente, pois estaremos de fato presentes no agora, apenas vivendo o que vier, seja isso bom ou ruim, ao invés de ficar pensando no passado ou no futuro.
Se você é bastante ansioso, com dificuldades para se concentrar, experimente a técnica de atenção plena (Mindfulness). Existem meditações guiadas na internet e também através de aplicativos para o seu smartphone. 5 minutinhos por dia podem ser poderosos, experimente.
“Sua mente é a base de tudo o que você experimenta na vida e de todas as contribuições que você pode dar à vida dos outros. Dado este fato, faz sentido treiná-la.” — Sam Harris.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments