top of page
  • Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Autoconhecimento: a chave para a inteligência emocional

Atualizado: 8 de ago. de 2023

André liga para Priscilla e diz que vai chegar tarde em casa aquela noite, pois está fazendo hora extra. Priscilla gostaria de ter algum tempo com André; após passar vários dias cuidando de sua gripe, ela sente que tem esse direito. Ela diz que ele não deveria fazer hora extra naquele dia, que isso era arriscado, já que ele estava doente há pouco tempo. André se sente sem saída, pois ficou muitos dias fora do trabalho — devido à licença medica — e sente que deve compensar isso fazendo hora extra. Ambos discutem e brigam feio naquela noite. André diz: "Você nunca me entende..." Já Priscilla exclama: “Me sinto uma idiota e burra, faço tudo por você e sou tratada igual lixo.”


As reações emocionais humanas são complexas. Charles Darwin acreditava termos respostas emocionais arquetípicas (padronizadas) diante de estímulos similares, entretanto, a neurociência moderna não concorda com isso — ao menos não totalmente.


Nossas respostas emocionais são influenciadas por inúmeros fatores: pelo que estamos sentindo no momento, pelas respostas aprendidas em nossa infância, pelos padrões herdados dos nossos antepassados, pela cultura e ambiente onde estamos inseridos. Um exemplo simples: Uma pessoa pode ter medo de baratas quando está sozinha, mas a mesma pessoa, diante da namorada, pode se tornar valente e pisar naquele “monstro” destemidamente.


O que quero dizer com tudo isso, e com o exemplo do primeiro parágrafo, é que “cada ser humano é um universo”, repleto de particularidades extremamente complexas. Muitas vezes não sabemos explicar o que estamos sentindo, mas dizemos que o outro é confuso… vai entender.


Diante de tudo isso, é imprescindível buscarmos compreender nossos gatilhos, respostas emocionais inatas, sentimentos conscientes... em suma: o nosso modo de funcionamento. Desta forma conseguiremos controlar nossas emoções e usá-las a nosso favor, ou pelo menos não deixar que elas "estraguem tudo".


Se você quer ter relações melhores e uma vida mais feliz, é de suma importância o autoconhecimento. Compreender suas emoções e reações irá aumentar — sem sombra de dúvidas — a sua inteligência emocional. E isso faz toda a diferença!


— Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

Conhecer a si mesmo é a pedra angular da inteligência emocional - Daniel Goleman
Conhecer a si mesmo é a pedra angular da inteligência emocional - Daniel Goleman

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page