Imagine uma casa recém-construída, mas não uma casa qualquer, uma que foi erguida com materiais de baixa qualidade em sua estrutura. Areia, cimento, canos e fios, todos escolhidos visando a máxima economia.
Ao final do empreendimento, temos a casa pronta. Por fora, ela é deslumbrante, com um jardim bem cuidado, pintura texturizada e reluzente, pisos de porcelanato brilhantes - uma verdadeira joia arquitetônica. Entretanto, com o passar dos anos, os problemas começam a surgir: infiltrações, rachaduras nas paredes, descascamento da pintura, curtos-circuitos na fiação e vazamentos.
É fácil perceber que toda aquela “economia” inicial não valeu a pena. Agora, será necessário demolir paredes, retirar pisos e substituir encanamentos para fazer inúmeras reparações. O valor economizado revela-se apenas uma ilusão; agora, os gastos com a manutenção, sem dúvida, serão consideráveis. O proprietário da casa provavelmente está lamentando não ter investido em materiais de melhor qualidade no passado.
Uma situação semelhante ocorre com seres humanos cujas bases não foram solidamente construídas. Crianças que foram abandonadas, vítimas de abuso sexual, negligência, bullying, testemunharam ou sofreram violência doméstica - todas essas experiências podem não deixar marcas visíveis na infância, mas muitas delas levarão a problemas futuros.
Dentre esses problemas, podemos mencionar dificuldades na construção de relacionamentos interpessoais saudáveis, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insegurança e, nos casos mais graves, esses elementos do passado podem contribuir para o surgimento de diversos transtornos, como TDAH, transtorno de personalidade borderline (TPB), transtorno de personalidade narcisista (TPN), transtorno bipolar (TAB), transtorno opositor desafiador (TOD), transtorno dissociativo de identidade (TDI), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), entre outros.
É extremamente triste olhar para trás e constatar que muitos dos problemas que afligem os adultos hoje poderiam ter sido evitados se eles tivessem recebido, em suas fundações, o elemento mais sólido e unificador que existe: o amor. Infelizmente, muitos agora não terão outra opção senão enfrentar um doloroso e dispendioso processo de reparação em suas bases, correndo o risco de colapsar se nenhuma intervenção for feita. Que trágico isso seria!
“Para que os bebês se convertam em adultos saudáveis e independentes, dependem totalmente de que lhes seja dado um bom princípio: amor é o nome desse vínculo.” — Donald Woods Winnicott
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments