top of page
  • Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Como descobrir quem você realmente é: a sabedoria de Jung e Nietzsche

Atualizado: 25 de ago.

Quem sou eu?


Creio que já tenha se feito essa pergunta. Bem, vejamos, este é um questionamento bastante comum, mas de difícil resposta.


Carl Gustav Jung, um grande estudioso, se aprofundou na alma humana em busca de respostas a essa e outras perguntas. Em suas pesquisas ele encontrou um impulso — a individuação — presente em todas as criaturas, que as leva a se tornarem efetivamente quem são. Sejamos mais claros: Um cachorro, um gato e um coelho são facilmente identificados como tais, eles têm certa autonomia, mas normalmente se comportam de formas similares — quando comparados a outros da mesma espécie.


Já um ser humano é muito mais complexo. A neuroplasticidade do nosso cérebro faz com que nos adaptemos a inúmeras situações, exercendo diversos papéis, sendo alguns aprendidos através das nossas experiências e outros estando “adormecidos” em nossa essência genética. Fugindo um pouco do assunto, isso me lembra de uma passagem bíblica, quando Jesus perguntou a um homem: “Qual é o seu nome?” “Meu nome é Legião”, respondeu o homem, “porque somos muitos”.



Talvez Nietzsche se lembrou dessa passagem quando disse: “Eu sou vários, há multidões em mim.” Creio que ele estava certo, pois olhe para você: em alguns momentos age como uma criança, em outros como um adulto, já em outros como pai, mãe, sábio, e exerce também papéis profissionais, como um médico, professor, ou um filósofo, etc.


Talvez esteja se perguntando: se sou muitos, qual destes papéis devo exercer na maior parte do tempo? Como escolher o que ser diante de um imprevisto? Você não precisa se preocupar com isso. Jung descobriu um “centro de controle” no ser humano, que chamou de SELF (Si mesmo), ele engloba tudo o que somos e toma essas decisões por nós, tudo isso inconscientemente (isso se você estiver bem equilibrado internamente).


Quanto mais você conhecer as partes que te compõem, integrá-las em sua consciência, curá-las, harmonizá-las e aceitá-las, melhor será a sua vida e a dos seus circunstantes.


- Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil



Eu sou vários! Há multidões em mim. Na mesa da minha alma sentam-se muitos, e eu sou todos eles... - Friedrich Nietzsche
Eu sou vários! Há multidões em mim. Na mesa da minha alma sentam-se muitos, e eu sou todos eles... - Friedrich Nietzsche
957 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page