top of page
  • Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Desvendando a Individuação na Psicologia Analítica de Carl Jung

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Individuação - Psicologia Analítica


✴️ Conceito:

A individuação é um impulso, um imperativo, que leva todos os seres vivos a tornarem-se verdadeiramente eles mesmos, e no caso dos seres humanos a tomarem consciência de quem são.


É um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica a ampliação profunda da sua consciência. Para Jung, o "PRINCIPIUM INDIVIDUATIONIS" é a essência da criatura, o empenho natural desta em orientar-se para a diferenciação, em lutar contra o antigo e perigoso estado de igualdade.


O processo de individuação é extremamente raro, pois quem somos como indivíduos acaba sendo uma rede complexa de elementos diversos reunidos no que Jung chama de SELF (si-mesmo), este possui uma identidade consciente e uma combinação entrelaçada de vastos conteúdos inconscientes.


✴️ O Caminho:

Para que o processo de individuação ocorra é necessário o "confronto com o inconsciente" como disse Jung em seu livro "Memórias Sonhos e Reflexões". Confrontar o inconsciente é um processo difícil que exige coragem. Nele estão presentes emoções estressantes (traumas/complexos) e diversas instâncias psíquicas sugeridas por Jung: personas, Ego, sombras, anima e animus, arquétipos individuais e coletivos. O indivíduo que busca a individuação deverá interpretar as imagens simbólicas do seu inconsciente, "ouvir" também os seus sonhos e exercitar a imaginação ativa. Em outras palavras: É preciso tomar consciência do que nos é dado e desenvolver tudo isso da melhor maneira possível.


Atingir tal totalidade (tomada de consciência do SELF) é um processo demorado e que segundo o próprio Jung, deveria ser buscado após a meia-idade (45 anos ou mais), pois o nosso Ego a princípio necessita dos comportamentos e valores que recebemos, para nos guiar até a nossa primeira metade da vida. Após a meia-idade, podemos abrir mão destes elementos que nos apoiamos e ir em busca de nós mesmos, da nossa singularidade.


Através da individuação passamos a não ser governados nem pelo Ego e nem pelo inconsciente, mas temos todos os elementos que nos compõem equilibrados, trabalhando em conjunto e transitando livremente em nossa psiquê.


✴️ Resumo:

A individuação é o processo pelo qual o indivíduo atinge a totalidade (maturidade psíquica), ela se dá através da expansão da consciência, enfrentamento do inconsciente e desidentificação com os elementos individuais da personalidade.


Individuar-se é viver não mais pelo Ego, mas pelo SELF. Só assim o nosso verdadeiro EU pode se revelar.


“A individuação não é um processo de melhorias ou de ficar melhor, mas de tornar-se mais você” - Thomas Lavin


— Alessander Raker Stehling

Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

Individuação e despojar-se de falsos invólucros - Carl Gustav Jung
Individuação e despojar-se de falsos invólucros - Carl Gustav Jung
115 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page