A Máquina de lavar e as Emoções.
O cérebro humano possui “programas” embutidos, padrões de funcionamento, que são ativados por emoções, como assim?
Imagine uma máquina de lavar, essa mesma que você tem em casa. Ela pode ser ligada em vários modos de funcionamento. Tem o modo delicado, normal, e o pesado, por exemplo. No modo delicado, a roupa fica menos tempo na máquina e o agitador não bate tanto, já no modo pesado, ela fica mais tempo e passa por uma lavagem mais agressiva.
Se coloco uma roupa delicada e ligo o modo pesado, bem provavelmente terei a peça danificada ou muito desgastada. Se coloco uma calça jeans bastante suja e ligo o modo delicado, a peça não ficará bem limpa. Cada programação funciona melhor em determinadas peças.
De forma muito mais complexa funciona o nosso cérebro, ao longo de milhões de anos nossa “máquina de fazer previsões” tem nos ajudado — em primeiro lugar — a sobreviver. Usamos a razão e as emoções nesta batalha diária pela vida; as emoções funcionam de forma “similar” à programação da máquina de lavar, elas alteram todo o nosso modo de funcionamento para um padrão, entendido pela natureza como mais favorável para nossa sobrevivência.
Mentalize a seguinte cena: Você está andando em uma rua escura sozinho, está cantando, morrendo de fome e relaxado. De repente percebe em sentido contrário uma moto com duas pessoas. Você fica com muito medo. A emoção medo ativa um modo de funcionamento bem conhecido, ficamos em alerta máximo, a fome desaparece momentaneamente, nossos sentidos ficam super apurados e nosso corpo se prepara para lutar ou fugir. Diante do medo, a preocupação maior é com a nossa própria vida.
As emoções alteram rapidamente nossas respostas para modelos comportamentais que ao longo de milhões de anos alcançaram maiores taxas de sucesso, ou melhor, de sobrevivência. Diante de uma situação inesperada e de risco, por exemplo, o medo pode nos levar a um desfecho mais favorável.
Conhecer o modo de funcionamento de cada programa da máquina de lavar é muito útil, de forma infinitamente superior, conhecer as nossas emoções e como cada uma muda nossa forma de ver e agir no mundo, é de enorme valor para nós e os demais.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments