top of page
  • Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Epicuro, Sêneca e Você: O que a Filosofia Antiga nos Ensina sobre a Morte

Já conheceu alguém que tem muito medo de morrer? Lembro, na minha adolescência, de uma senhorinha que andava com uma bolsinha cheia de remédios. Tinha medicamento para tudo naquela bolsa, de analgésico a antiácido. Era uma farmácia ambulante! Ela dizia: “Vai que me dá um revertério e eu preciso. Deus me livre, quero morrer não.”


Até entendo que um certo medo da morte é normal. Afinal, não sabemos o que acontece depois dela. Pelo visto, esse medo de morrer é algo antigo, pois os filósofos de tempos remotos já teorizavam sobre isso. Epicuro, por exemplo, acreditava que quando morremos, acabou. As sensações são interrompidas e não há nada a temer – nem dor, nem alegria, nada. É vala. Outros, como Sêneca e os estoicos, acreditavam numa alma imortal, que continua existindo após a morte.


O problema, a meu ver, não é especular sobre o que acontece depois da morte, mas deixar de viver o agora. Muitos ficam tão obcecados com a ideia do pós-vida que esquecem de apreciar a vida presente. É como se ficassem paralisados pela dúvida e pelo medo, sem perceber a beleza das pequenas coisas que nos cercam todos os dias.


Imagine só, você tem um prato delicioso na sua frente, cheio de cores, aromas e sabores, mas está tão preocupado com o que vai comer amanhã que nem toca na comida. É um desperdício e uma sacanagem, não é? A vida é esse prato. Está ali, cheia de oportunidades, de momentos únicos e irrepetíveis, esperando para ser degustada.


Se morreu, "puft", acabou, como Epicuro acreditava, ou se temos uma alma imortal — estilo o filme Ghost, imagino — como Sêneca dizia, eu não sei. Mas uma coisa é certa: essa vida que temos é única e irrepetível, e viver com medo da morte é desperdiçá-la, diante das infinitas possibilidades e experiências que podemos ter.


Então, bora viver o presente, esse presente que é a vida. O que vai ocorrer depois a gente vai descobrir em breve, relaxa. Aproveite a sua vida agora — com responsabilidade, claro.


Mas você, o que pensa? Morreu, acabou ou continuamos de alguma forma? Deixe sua opinião nos comentários aí abaixo ⤵️


— Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil


A morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. Frases Epicuro
A morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. Frases Epicuro

Комментарии


bottom of page