top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

“Eu Sou o que Escolho me Tornar”: Reflexões sobre Autonomia, Superação e Ressignificação

Como foi sua infância? Era cheia de amor, abraços calorosos e palavras de incentivo? Ou talvez tenha sido marcada por lágrimas frequentes, abandono, solidão, feridas que ninguém pareceu notar? Quem sabe você enfrentou o peso do bullying, das críticas constantes ou a ausência de acolhimento emocional?


Todas essas vivências, especialmente na infância, têm um impacto profundo. Elas moldam, sim, partes de quem somos. Mas aqui está a pergunta crucial: quem você se tornou?


Será que você carrega no peito as marcas dos que o feriram? Talvez tenha aprendido a se esconder, a levantar muros ou a repetir padrões que jurou nunca seguir. E sabe de uma coisa? Isso é humano, acontece com todo mundo. Mas culpar seus pais, professores ou a sociedade não vai mudar o que você sente agora. Você é um adulto — e isso significa que tem o poder de escolher quem quer ser daqui para frente.


Sim, seu passado explica muito sobre você, mas não define tudo. Afinal, você não é um musgo que cresce onde o vento o deixa, nem um cachorro que responde apenas aos instintos, muito menos uma formiga que segue o coletivo sem questionar. Você é um ser humano!



E o que isso significa? Significa que você tem a capacidade de refletir, criar, mudar e transcender. Pode sentir dor, mas também aprender com ela. Pode reconhecer suas falhas, mas escolher superá-las. Dentro de você existem imaginação, pensamento crítico, empatia, coragem e criatividade — recursos que nem o mais extraordinário dos animais possui.


Agora, seja honesto consigo mesmo: você está usando esses recursos ou vive como uma folha ao vento, sem direção? Pior ainda, será que tem levado uma vida tão automática, tão presa a ressentimentos, que sua existência se tornou menor do que poderia ser?


Eu sei que assumir a responsabilidade pela própria vida não é fácil, especialmente quando faltou apoio no início da jornada. É muito mais fácil culpar o passado, os pais ou até a natureza. Mas isso é fugir de quem você é: um ser humano dotado de um potencial extraordinário para se recriar.


A escolha é sua. Continuar vivendo como refém do que aconteceu ou usar o que lhe foi dado — inteligência, criatividade, sensibilidade — para construir algo novo. Algo que honre a pessoa incrível que você pode ser.


Você não é apenas o que lhe aconteceu. Você é o que faz com isso. Agora me diga: o que vai escolher se tornar?


— Alessander Raker Stehling

📚 Transforme sua vida com 3 E-books Essenciais para o seu Autoconhecimento.


☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil



“Eu não sou o que me aconteceu, eu sou o que escolho me tornar.” Frase Jung
“Eu não sou o que me aconteceu, eu sou o que escolho me tornar.” Frase Jung

コメント


bottom of page