top of page
  • Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Filosofia de Vida: Lições de Marco Aurélio para Aproveitar o Presente

Como você se imagina daqui a 5 anos, quem sabe 10, ou talvez na sua velhice? Uma coisa é fato: independentemente do tempo que passe, a vida continuará a ser uma série de momentos presentes.


Imaginar o futuro pode nos inspirar, nos motivar a agir de acordo com nossos sonhos e objetivos. No entanto, é crucial lembrar que esses sonhos e objetivos só podem ser trabalhados no presente. A construção do nosso futuro é feita tijolo por tijolo, ação por ação, pensamento por pensamento, passo a passo, degrau por degrau, tudo enraizado no agora.


Então, onde você estará em 5, 10 anos? A resposta está em como você vive hoje, nas escolhas que faz, nas ações que empreende, na forma como cuida de si mesmo e dos outros. É no presente que você planta as sementes do futuro, mas é também no presente que você colhe os frutos de suas ações passadas.


A perda do presente é a única perda real, pois é a única coisa que temos verdadeiramente. Perder tempo lamentando o passado ou ansiando pelo futuro é desperdiçar a única vida que temos, momento a momento. Portanto, viva cada instante com entrega, com gratidão e com a consciência de que este é o único momento que realmente possui.


Afinal, a vida não é algo que está sempre à nossa frente, esperando para ser vivida. Ela está aqui, agora, neste exato segundo. Aproveite, viva plenamente e construa seu futuro na única fundação sólida que existe: o presente.


— Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil


O presente é tudo de que se pode ser privado: afinal, tudo o que se tem é o presente, e a perda daquilo que não se possui não é possível - Frases Marco Aurélio
O presente é tudo de que se pode ser privado: afinal, tudo o que se tem é o presente, e a perda daquilo que não se possui não é possível - Frases Marco Aurélio

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page