Existe vida após a morte? Para as crianças, normalmente dizem que o falecido virou uma estrelinha e foi morar com o “papai do céu”. Já para os adultos, as opções são diversas. Alguns defendem que iremos para o céu, ou para o inferno — das crianças escondem esse detalhe, né?! —, outros falam em reencarnação, e alguns em ressurreição e vida eterna nesta terra. Veja que tudo isso são especulações, não muito diferentes das palavras reconfortantes que falamos às crianças. Talvez a única resposta sensata diante da pergunta acima seja: “ninguém voltou para contar.”
O fato é que toda e qualquer discussão sobre o tema “vida após a morte” é uma especulação, onde ninguém apresentará dados objetivos e conseguirá provar seus argumentos. Logo, muitos sábios pensadores, como Goethe, Nietzsche e outros, dirão que tais especulações e discussões são inúteis e sem sentido, pois não chegam a nada concreto — o que não deixa de ser verdade.
Acredito que questionar é parte da natureza humana, mas não podemos negar os fatos. O que acontece após a morte, não sabemos. Mas sabemos que essa vida, esse ser que você vê ao se olhar no espelho, essa existência jamais se repetirá. A vida de cada um de nós é única e irrepetível, e isso já é um bom motivo para refletirmos se estamos de fato vivendo ou apenas aguardando outra vida, após essa, onde supostamente iremos viver.
A insistência em projetar nossa felicidade e realizações para um futuro incerto, que pode ou não existir, nos priva da riqueza do presente. É na vida que temos agora que encontramos a possibilidade de realização, aprendizado e crescimento. Cada dia que passa é uma oportunidade única de construirmos algo significativo, de contribuirmos para o mundo ao nosso redor, de estabelecermos conexões genuínas e de experimentarmos a beleza e a complexidade da existência humana.
Esperar por uma vida após a morte para ser feliz, para fazer a diferença ou para se sentir realizado é desperdiçar a única certeza que temos: o agora. Goethe nos lembra que ser ativo e útil no presente é essencial. A verdadeira dignidade e consideração vêm de nossas ações cotidianas, do nosso esforço contínuo para melhorarmos a nós mesmos e o mundo em que vivemos.
Portanto, ao invés de focar em especulações sobre o que vem depois, devemos valorizar e explorar a vida que temos agora. Aproveitar cada momento, cada oportunidade, e viver de forma plena e consciente. É na realidade do nosso dia a dia que encontramos a verdadeira essência de ser humano. Ao abraçarmos a vida que temos agora, honramos nossa existência única e irrepetível, vivendo de acordo com nosso potencial e deixando um legado tangível para as futuras gerações.
“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.” Sêneca
— Alessander Raker Stehling
📚 Transforme sua vida com 3 E-books Essenciais para o Autoconhecimento.
Acesse agora ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/ebook-autoconhecimento
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments