top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Inteligência emocional e saúde mental: a importância da psicoterapia profissional

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Saúde mental, este é um tema relativamente novo e bastante discutido — principalmente — pelas novas gerações. Com o avanço da medicina e da ciência, ficou claro que nossa vida é determinada pelas nossas experiências do passado. Estudiosos da mente, e sobretudo, dos traumas humanos, como Jean-Martin Charcot, Pierre Janot, Willian James, Carl Gustav Jung, Sigmund Freud… revelaram-nos a importância de buscarmos a autoconsciência.


Contudo, infelizmente, para muitos o tema saúde mental ainda é um tabu. Quem nunca ouviu: “Você é meio doido né, precisa dum psiquiatra.” “Procura um psicólogo viu, acho que você tem problema de cabeça.” As piadas são inúmeras, talvez até nós já as fizemos, porém, na verdade, quem busca tais profissionais da saúde mental são pessoas conscientes, que reconhecem a importância da inteligência emocional.


Se você ainda reluta em buscar uma psicoterapia profissional, tenho bons motivos para lhe incentivar a iniciar uma terapia. Mas, por que é tão bom assim? Deixe-me sanar suas dúvidas.


Antes de tudo, iniciar uma psicoterapia leva o paciente (cliente, ou analisando) a mudar sua atitude consciente para com o seu sofrimento mental (neurose). Normalmente, este, passou anos reclamando da vida, desprezando sua dor, subestimando a importância dos seus traumas, e seguiu (ao menos tentou seguir) a vida como se aquilo que ocorreu em sua história — sobretudo em sua infância — não influenciara o seu presente, ou seja, que tudo já estava superado.


Ao iniciar uma psicoterapia profissional, percebe-se que a maioria das suas escolhas e comportamentos são inconscientes, e em muitos casos, repetições de modelos comportamentais aprendidos na infância. Por exemplo: A criança pode ter assimilado que ao fazer birra e chorar conseguia obter as coisas dos pais, agora, já na vida adulta, ela repete tal comportamento em todos os seus relacionamentos, entretanto, isso não leva ao resultado anterior, mas desperta a raiva dos seus parceiros, ocasionando o término dos relacionamentos. Sem autoconsciência, sua vida amorosa será sempre um fracasso.


“Terapia não é para quem é doido ou doente, mas para quem quer extrair o melhor da vida.” — Alessander Raker Stehling


☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

Terapia não é para quem é doido ou doente, mas para quem quer extrair o melhor da vida - Alessander Raker Stehling
Terapia não é para quem é doido ou doente, mas para quem quer extrair o melhor da vida - Alessander Raker Stehling

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page