top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Negociação e diálogo: as chaves para lidar com as diferenças nas relações amorosas

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Sua alma gêmea não existe.


Sabe aquela ideia de que quando você encontrar a pessoa certa tudo será lindo e você terá paz? Sinto te dizer, mas isso é uma ilusão, não existe, e mesmo que existisse, não seria interessante. Deixe-me explicar.


Todo relacionamento ocorre entre pessoas diferentes. Ambos foram criados e cresceram em ambientes distintos, sofreram influências únicas dos genes, ambiente familiar, sociedade e experiências pessoais, resumindo: ninguém é igual a ninguém.


Diante deste cenário: Duas pessoas totalmente opostas, é que começamos a discussão.


Isso me faz lembrar de um grande pensador, Heráclito de Éfeso, o filósofo do fogo, um dos meus favoritos. Segundo ele, tudo é irrepetível e único; o sol é novo a cada dia, o universo muda infinitamente a todo instante, e tudo isso ocorre graças às tensões entre os opostos. Mas o que isso tem a ver com relacionamentos humanos? Tudo.


Sabemos que ninguém é igual a ninguém, logo, teremos atritos, que ocorrerão naturalmente devido às diferentes visões e experiências de vida, mas não pense que isso é ruim, neste atrito irrompe o fogo, que pode transformar ambas as partes fazendo surgir a síntese de uma nova. Sejamos mais claros: João quer comer peixe, Maria quer uma massa, no fim, ambos decidem comer uma pizza de atum - os dois saem satisfeitos.


São as diferenças e discussões que nos fazem crescer, sendo assim, quem souber conversar, negociar, lidar melhor com essas tensões e desejos opostos, terá maior sucesso em suas relações.


“Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos” - Santo Agostinho

Da luta dos contrários é que nasce a harmonia - Heráclito
Da luta dos contrários é que nasce a harmonia - Heráclito

— Alessander Raker Stehling

Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil



Comments


bottom of page