Estava ontem verificando minhas mídias sociais e vi um post saudosista. Aquelas comparações entre gerações. De um lado tínhamos o pessoal dos anos 80/90 relembrando os “velhos tempos” com orgulho e saudade, e do outro a atual geração falando sobre a evolução e progresso conquistados. Nunca vi tanta discussão, era “coisa de louco”.
Constantemente observo pessoas reclamando da atual geração, dizem: “Essa geração está perdida!!!”, “Geração rasa, igual o Tik Tok”, “Na minha época era muito melhor…” e o mais interessante nisso tudo é que, quando converso com um senhor de 80 ou mais, ele fala a mesma coisa da geração dele.
Sejamos honestos, toda geração teve seus pontos fortes e fracos, sempre tivemos vantagens e desvantagens. A geração 80/90 não tinha muita tecnologia, por isso brincava mais na rua, divertia mais em conjunto, era mais social. Contudo, a criação era mais rígida que na atual, não era costume falarmos de sentimentos e conversar abertamente sobre tudo. Sendo assim, muitos pais hoje, de 40 anos para cima, sofrem com muita culpa e autocobrança.
A atual geração é mais tecnológica e livre. Não criam muitos apegos e falam abertamente sobre qualquer assunto. São mais abertos aos sentimentos, a experimentar novidades e buscam experiências. Entretanto, temos também problemas comuns a todos: as distrações (vide mídias sociais), a ansiedade e a tendência ao isolamento.
Perceba que uma geração vai e outra vem, e os problemas não acabam, apenas são modificados. No fundo, o saudosismo sempre irá existir, mas não existe uma geração melhor que a outra. Todas possuem pontos positivos e negativos.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments