top of page
  • Foto do escritorAlessander Raker Stehling

O mal-estar na civilização: a visão de Freud sobre o sofrimento humano

Atualizado: 8 de ago. de 2023

“O sofrer nos ameaça a partir de 3 lados: do próprio corpo [...], do mundo externo [...], e por fim, da relação com outros seres humanos. O sofrimento que se origina dessa fonte, nós experimentamos talvez mais dolorosamente que qualquer outro.” - Sigmund Freud.


Freud em um dos seus últimos livros “O mal-estar na civilização” escreveu brilhantemente as palavras acima. A velhice nos traz sofrimentos, perdas de capacidades e certas limitações; já o mundo, é incerto — como percebemos nessa pandemia — de uma hora para outra podemos ficar desempregados, sem um ente querido, e isso nos causa muitas dores. Entretanto, o sofrimento experimentado nas relações humanas... esse sim é duro; creio que a maioria dos psicoterapeutas perceberam, assim como Lacan, que: “não se faz outra coisa em análise, senão falar de amor.”


Porque as pessoas sofrem tanto quando perdem uma mãe, um pai, um amigo, um amor? Talvez porque somos frágeis sozinhos, olhe bem para você e compare-se com outros animais, não temos a agressividade de um tubarão, a força de um elefante, ou a sagacidade de um leão. Fisicamente somos fracos, presas fáceis; sozinhos, não temos muitas chances de sobrevivência em uma savana, por exemplo. Por isso a natureza nos uniu, nos dotou de uma linguagem complexa, empatia profunda e habilidades interpessoais que nenhum outro animal possui. Em suma: somos bons sozinhos e melhores em grupo.


Mas a mesma natureza, que nos deu (pais, amigos e amores), também nos tira, e no fim da vida voltamos ao começo, quando nada tínhamos, a não ser nós mesmos.

Eu queria ter mais tempo com a minha mãe, voltar a épocas tão felizes da minha infância, corrigir erros que um dia cometi e que machucaram pessoas importantes para mim, mas não é assim né... A vida não é como gostaríamos que fosse, ela simplesmente é, por isso, viva todos os momentos intensamente e tente dar o melhor que puder; nada dura para sempre, e um belo dia, tudo o que te restarão serão as lembranças.


“Tudo que vem, vai; tudo que nasce, morre.”


— Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte - Sigmund Freud
Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte - Sigmund Freud
9 visualizações0 comentário
Psicanalise Fácil Branca Png.png
Logo Whatsapp

Atendimento 

Seg. a Sex.

9H às 18H

Siga Psicanálise Fácil

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Psicanálise Fácil. Todos os direitos reservados.

bottom of page