Popularmente muitos dizem que os opostos se atraem, dito em outras palavras, que as atrações românticas ocorrem entre pessoas diferentes. Será que é isso mesmo? O que Freud diria sobre isso?
A princípio ele falaria: “Não escolhemos os outros ao acaso. Encontramos aqueles que já existem em nosso inconsciente.” Algo que também é corroborado pelo psicanalista J.D. Nasio, que nos diz: “O inconsciente é a força soberana que nos impele a escolher o homem ou a mulher com quem compartilhamos nossas vidas.”
Não entendi, os apostos se atraem ou não? Em outras palavras, podemos responder essa pergunta da seguinte forma: não escolhemos o que nos é diferente, ou oposto, mas aquilo que nos é familiar.
Nosso cérebro busca proteger nossa existência de todas as formas, a lei da autoconservação é o primeiro e mais importante impulso. Sendo assim, ele busca aquilo que lhe é familiar, o que ele não percebe como ameaçador, dito em outros termos: nossas experiências, principalmente as da primeira infância (nascimento aos 6 anos de idade) formarão a base de elementos que serão buscados - e encontrados - na vida adulta.
Por exemplo: se a mocinha via constantemente o papai alcoolizado batendo na mamãe em sua infância, ela poderá, na vida adulta, sentir forte atração por homens alcoólatras e/ou violentos. Se o homem foi criado por uma mãe “estopim curto” e “barraqueira”, poderá sentir forte atração por mulheres com baixo equilíbrio emocional, ou seja, impulsivas e explosivas, assim como sua mãe.
Neste ensaio, compreendemos que: os nossos primeiros registros emocionais, sejam eles positivos ou negativos, formarão as bases que encontraremos na vida adulta. Sendo assim, quem teve uma infância traumática e complicada, buscará esses mesmos elementos posteriormente na vida.
Se você costuma dar “murro em ponta de faca”, recomendo que busque uma psicoterapia, talvez você esteja repetindo os seus padrões aprendidos na infância.
Respondendo de forma direta: os opostos não se atraem. Sentimos forte atração pelo que já nos é conhecido, não importando se isso é algo positivo ou negativo.
- Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil