top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Porque se apegar aos fatos é fundamental para a saúde mental: uma reflexão filosófica e psicológica

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Segundo o dicionário, um fato é: “algo cuja existência pode ser constatada de modo indiscutível; verdade.”


Se apegar aos fatos pode parecer óbvio, mas só quem trabalha com saúde mental (psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, terapeutas…) percebe diariamente o quanto a mente humana se agarra à fantasia.


O neurótico, em sua maioria, se apega tão ferozmente a seus “devaneios”, que em grande parte são causados por distorções da realidade — devido a modelos de pensamentos fixados —, que não percebe a verdade nua e crua exposta a um palmo do seu nariz. Não podemos também deixar de falar no sofrimento angustiante que essas divagações causam.


É normal pensarmos: “o que será que ele quis dizer com isso?” “Será que…” “Talvez ela tenha…” “Isso pode ser…” e por aí vai.


Sempre que estiver confuso em seus pensamentos, pergunte-se: Isso é real, ou é um devaneio? Qual realidade se esconde por trás de tudo isso? Tenho provas concretas disso? Tem lógica pensar nisso hoje (já que tudo muda com o tempo)? O que vou ganhar pensando nisso? Você perceberá que geralmente é sem proveito ficar “matutando” o pensamento.


A nossa mente nos “prega peças” constantemente, por isso, quando estou navegando nos pensamentos e possibilidades lembro sempre desta frase de Marco Aurélio: “A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.” Por isso, tento deixar minha mente o mais “vazia” na maior parte do dia, pois no fim, pensar demais, especular demais, é uma grande perda de tempo e energia.


Não se esqueça, se apegue sempre aos fatos, pois como diz o ditado popular: “contra fatos não há argumentos.”


Um abraço,


— Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

Nós sofremos mais na imaginação do que na realidade — Sêneca
Nós sofremos mais na imaginação do que na realidade — Sêneca
23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page