Segundo Freud, todos nós somos neuróticos: pessoas que têm conflitos internos e lidam com eles por meio de repressões mentais. Mas o que é neurose? Neste artigo, exploraremos o conceito de neurose, como ela surge e quais são seus sintomas.
Neurose de acordo com a psicanálise.
De acordo com o vocabulário de Laplanche e Pontalis em psicanálise, a neurose é uma aflição psicogênica na qual os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico enraizado na história da infância do sujeito e constituem um compromisso entre o desejo e a defesa.
Mas o que isso significa? Em termos mais simples, a neurose é um conflito mental entre a mente consciente e inconsciente que não é adequadamente resolvido, sendo necessário o mecanismo mental da repressão, resultando em sintomas psicológicos que causam sofrimento e prejudicam o funcionamento normal da pessoa.
Como o cérebro funciona em relação à neurose?
Quando nascemos, temos necessidades instintivas (como fome, sede, necessidade de afeto, entre outras) e dependemos de outras pessoas (pais ou cuidadores) para satisfazê-las. Por exemplo, uma criança tem a necessidade de afeto (atenção, validação e carinho). Se os pais satisfazem essa necessidade, a criança ficará bem. No entanto, se forem rígidos e frios, a criança ficará insatisfeita e, para evitar pedir constantemente afeto, a mente da criança pode usar o mecanismo de repressão, que é esconder da sua consciência o que lhe causa desprazer. Isso será armazenado no inconsciente. Portanto, a criança deixará de pedir afeto, mas o desejo insatisfeito permanecerá reprimido no inconsciente. Em algum momento, esse desejo retornará, como quando assiste a um filme em que o pai dá afeto à criança. Nesse momento, a criança ou agora adulto pode ficar emocionado, ansioso, muito triste ou mal. Este é um exemplo de neurose.
Quais são os sintomas da neurose?
Os sintomas da neurose podem ser variados e dependem do tipo de conflito psicológico em questão. No entanto, geralmente, alguns sintomas comuns incluem ansiedade, medo, angústia, tristeza, irritabilidade, sintomas obsessivo-compulsivos, pensamentos recorrentes e comportamentos repetitivos. A neurose também pode afetar vários aspectos da vida de uma pessoa, como trabalho, relacionamentos interpessoais, vida social e até saúde física.
Tratamento para neurose.
O tratamento para neurose pode ser feito por meio da psicoterapia, especialmente a psicanálise, que busca tratar o conflito psicológico subjacente aos sintomas. O objetivo é que o paciente compreenda e lide de maneira saudável com seus desejos, emoções e pensamentos reprimidos para superar a neurose. Além disso, em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra, como antidepressivos ou ansiolíticos.
Recapitulação.
Em suma, a neurose é um conflito mental que não é adequadamente resolvido; em termos psicanalíticos: um conflito entre o ID e o EGO, resultando em sintomas psicológicos que causam sofrimento e prejudicam o funcionamento normal da pessoa. No entanto, uma psicoterapia psicodinâmica, como a psicanálise, poderá ajudar a pessoa a encontrar os elementos reprimidos — sobretudo na infância. Ao elaborar essa repressão conscientemente o indivíduo terá uma vida mais saudável e satisfatória. Viva o grande Freud!
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments